Lelepz_Otimistas e Pessimistas_1Vejo sempre críticas sendo disparadas contra os pessimistas. Normalmente também são conhecidos como destruidores de sonhos, aqueles que não têm coração ou uma pessoa “carregada”. Quando escuto “pessoa carregada” fico imaginando ela ligada na tomada o dia todo, como meu celular que vive descarregado. Aliás, se ele está sempre descarregado, e ligando ao pensamento do pessimista, meu celular seria um otimista?

Os pessimistas também fazem por merecer, normalmente acordam de mau humor, seguem para o trabalho esperando a oportunidade de soltar uma previsão ruim. Alguém diz: olha que sol bonito! O Pessimista rebate: calma que já vem chuva por aí. E é quase como praga de mãe, se diz que vai chover, chove! E não adianta resmungar, se você não levar um guarda-chuva se molha, e é capaz de ter uma nuvem só na tua cabeça. Tenho a impressão que vendem essas nuvens naqueles sites da china e minha mãe com certeza entra nesse site, compra essa maldita nuvem e ativa assim que eu saio de casa. Só pode! Deve ser à bateria e nunca descarrega, ou seja, uma nuvem pessimista.

Lelepz_Otimistas e Pessimistas_2

Os pessimistas são assim, talvez não por simplesmente desejarem coisas ruins, muitos deles não são do lado escuro da força. Percebo que o acontece é que eles interpretam com simplicidade as informações que tem no momento e apontam o resultado. Quando eu era criança meu pai estava me levando pra aula, deu carona para a nossa vizinha, Dona Margareth. Entramos no carro e ela disse, vai chover hoje. Na minha inocência de criança respondi: claro, você fica falando, aí que chove mesmo! Eu acreditava que o que eu quisesse podia acontecer, era só pensar naquilo com vontade. E choveu naquele dia? Claro, a mulher tinha que abrir a boca.

Lelepz_Otimistas e Pessimistas_3Na verdade o que aconteceu não foi uma previsão poderosa da Dona Margareth, ela apenas olhou para o céu, viu nuvens carregadas se aproximando, analisou o vento, acrescentou isso a vasta experiência de seus quase 50 anos e concluiu, vai chover. Ela apenas pegou as informações que tinha de seu conhecimento sobre o assunto e resolveu a xarada. A maioria dos pessimistas analisa o assunto em questão e resolve com facilidade. Eles não possuem uma bola de cristal, mas acompanhe comigo: o Brasil investe uma quantidade ridícula de seus recursos em educação, esporte e cultura, assim fica fácil prever o resultado do país nas olimpíadas, e isso não tem a ver com pessimismo, mas realismo.

Mas e os otimistas, esses são bons? Ah, para um otimista não tem tempo ruim, sabemos o que vai acontecer na Olimpíada e ele continua dando suas previsões absurdas: vai ser o melhor resultado que já tivemos no boxe! Pode até ser, mas a questão é IIIIIIIIdaííííííííí??????? Somos orgulhosos de um PENTA CAMPEONATO de futebol, mas não temos a medalha de ouro em nenhuma Olimpíada. Pra nós o que importa é o futebol, cadê a medalha? Um otimista responde: ah, mas pelo menos o menino foi campeão nas argolas! Argolas? Argolas? Argolas? Argolas?

O otimista vem pra Curitiba dizendo que vai fazer sol o dia todo e, mesmo que erre, não tem problema porque deu certo de tomar uma chuva como não tomava desde a infância, ai que alegria. Os otimistas são “super pra cima”, animados, motivadores, incentivadores e pensam sempre positivo. Se “pensam positivo” então não ficam “carregados”, afinal para sermos carregados precisamos de pólos positivos e negativos, correto? Não sei se sou bom nessas coisas de física, ou seria química?

Em qual desses perfis você aposta? Gosta sempre de fazer parte do pensamento positivo? Ou é negativo, chato, reclamão e carregado?

Certa vez um “pessimista” disse: certamente morrerão!

E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem: você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia que você a comer, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17

Certa vez um “otimista” respondeu: certamente NÃO morrerão!

Respondeu a mulher à serpente: “podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem no fruto; do contrário vocês morrerão”. Gênesis 3:2-4

O pessimista que disse que morreremos não disse isso por ser “negativo”, simplesmente interpretou os dados. Desobediência é igual a pecado, pecado é igual à morte. Um resultado simples de prever, afinal todas as coordenadas foram dadas, os seres mais inteligentes já criados ficaram empolgados com o que um otimista falou e esqueceram de pensar.

Lelepz_Otimistas e Pessimistas_5Hoje em dia o que mais se vende são os pensamentos positivos, pensar em coisas boas o tempo todo, levantar o astral e “energizar”. A vida passou a encobrir todas as informações óbvias de qual é o nosso futuro. É preciso deixar claro que a morte é destino certo, mas a possibilidade de VIDA está em outra informação dada pelo “pessimista”. O pessimista entregou sua vida para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Baseie sua vida nas informações corretas, ande pelos caminhos traçados por Deus e deixe de colocar sua esperança apenas em “energias positivas”.

Deus não é uma energia, é um SER REAL que te protege o tempo todo. 

Advertisements